Isabel Almeida Rodrigues reforça aposta no ensino profissional e na formação para o futuro de Ponta Delgada

PS Açores - Há 4 horas

A candidata da coligação Unidos por Ponta Delgada (PS, BE, PAN e Livre), Isabel Almeida Rodrigues, reuniu-se hoje com a direção do Centro de Qualificação dos Açores. Na ocasião, a candidata sublinhou que a Educação é a base da igualdade de oportunidades e a chave para o futuro do concelho. “É também através dela que combatemos a pobreza, a exclusão e prevenimos problemas sociais”, destacou.

Com particular enfoque no ensino profissional, Isabel Almeida Rodrigues assumiu o compromisso de apoiar projetos que promovam a formação e o autoemprego, sobretudo junto de grupos em risco de exclusão. Para tal, garantiu a disponibilização de espaços, financiamento e ligação a redes locais. Defendeu ainda a aposta em cursos de curta duração e em programas de requalificação profissional em setores emergentes como o turismo sustentável, a economia azul e a agroindústria, bem como o reforço do empreendedorismo local através da criação de incubadoras para start-ups em áreas estratégicas como a tecnologia verde e o turismo inteligente.

Sem descurar a valorização do ensino superior e dos percursos académicos, a candidata comprometeu-se a atribuir bolsas de estudo com critérios de mérito e apoio socioeconómico e a colaborar com a Universidade dos Açores na criação de um programa de acolhimento a estudantes, reforçando o papel da instituição no desenvolvimento local.

Entre as restantes medidas apresentadas estão a atualização e implementação da Carta Educativa de Ponta Delgada, a modernização da rede de ATL e das infraestruturas escolares, o reforço da prevenção e combate ao absentismo, abandono escolar e iliteracia, a promoção da inclusão digital, a realização semestral de uma Feira de Emprego concelhia e a melhoria dos apoios às famílias de trabalhadores por turnos, através do alargamento dos horários dos ATL.

“Connosco, Ponta Delgada terá uma estratégia clara: apostar na Educação, na formação e no emprego, garantindo o bem-estar social e a emancipação de todos os cidadãos”, afirmou Isabel Almeida Rodrigues.